quinta-feira, 16 de maio de 2013

One-hit Wonder: Sugarhill Gang - Rapper's Delight (1979)


Em 1979, o "disco"  era rei e senhor das pistas de dança de todo o mundo. Grupos como os Bee Gees, Chic, Lipps Inc., K.C. and the Sunshine e até os ABBA iam lançando canções dançáveis que fariam muito sucesso nas discotecas.
Contudo, um novo género musical ia despontando e 1979 seria o ano de lançamento: o RAP. Confesso que não sou grande admiradora deste género musical (principalmente nesta fase actual), mas antigamente compunha-se canções rap bem interessantes e sobretudo audíveis.
Uma delas seria considerada a precursora do movimento rap e hip-hop e intitulava-se Rapper's Delight. Os seus interpretes? Sugarhill Gang.




Esta canção foi completamente alicerçada numa outra canção do mesmo ano: Good Times dos Chic. Aliás, Rapper's Delight foi o primeiro exemplo de como surrupiar samples de outras canções sem pedir autorização, o que nos finais da década de 1970 ainda era um assunto desconhecido. Agora a utilização de samples de outras canções tornou-se banal, mas há 30 e tal anos atrás era uma descoberta.
O resultado deste roubo declarado foi a ameaça por parte de Nile Rodgers e Bernard Edwards (membros e compositores dos Chic) de lançarem um processo contra os Sugarhill Gang, mas que ficou resolvido com a entrega de todos os royalties da canção a Rodgers e Edwards, que acabaram por lucrar imenso com o sucesso da mesma.
Os Sugarhill Gang juntaram-se através da produtora Sylvia Robinson (dona da Sugarhill Records), que ajudou a lançar este género musical.
Foi o primeiro single rap a entrar para o Top 40 da Billboard e ainda foi mais bem sucedido na Europa, especialmente no Reino Unido.
Este trio acabou por desaparecer do mapa musical em 1982 para voltar à ribalta em 2008, com a ajuda do DJ francês Bob Sinclar  com a canção La La Song.
Deixo-vos com as duas versões da mesma melodia.





0 comentários:

Enviar um comentário