domingo, 1 de março de 2020

1001 canções que devo ouvir até morrer - What the World Needs Now is Love, Jackie DeShannon

Nesta minha modesta lista de canções, tinha que constar uma canção desses grandes compositores da música moderna: Burt Bacharach e Hal Davis. 
Desde o The Look of Love, passando por Raindrops Keeping Falling on my Head (banda sonora desse mítico filme chamado Butch Cassidy and the Sundance Kid), estes dois compositores possuem um enorme e inesquecível legado musical, que necessita de ser recordado mais frequentemente.

Uma das canções mais esquecidas (e muito injustamente, diga-se de passagem) é What the World Needs Now is Love, datada de 1965 e cantada por Jackie DeShannon (autora do bem sucedido Bette Davis Eyes, de Kim Carnes). Segundo Bacharach, foi das composições mais difíceis que Hal Davis escreveu, apesar da melodia ser muito simples. A melodia e o refrão principal estavam escritos desde 1962, centrados num ritmo de valsa, mas Davis demorou mais dois anos para afinar a letra. O subtexto da letra de Davis era a Guerra do Vietname e a divergência que isso provocava nos americanos. Dai que o sucesso da canção apanhou de surpresa os dois compositores.

Originalmente, era para ser cantada por Dionne Warwick, que recusou por achar a canção muito country e enfadonha. A escolha acabou por recair em Jackie De Shannon, o que resultou em cheio. Esta versão alcançou o 7º lugar da tabela da Billboard em 1965 e chegou an.º 1 no Canadá.

Teve direito a diversas versões, desde Cilla Black, Petula Clark, Supremes e, ironicamente, Dionne Warwick, para além de ter constado na banda sonora de diversos filmes, como Forrest Gump, Happy Gilmore, Bridget Jones, etc.

Deixo-vos com a fabulosa versão original e com uma versão (que desconhecia por completo) de Tom Clay de 1971.





0 comentários:

Enviar um comentário