quarta-feira, 14 de março de 2012

Abelha Maia

Depois do Fungágá da Bicharada, continuo no reino da banda desenhada onde vou encontrar outra memória bem interessante dos meus idos tempos de infância, onde para me distrair a minha mãe ligava o rádio ou então punha-me em frente à T.V. onde passava horas a ver a animação existente na altura.
Muitos de vocês se recordam da nossa amiga Maia, certo? Não me refiro à taróloga da SIC, mas sim à abelhinha que conquistou os nossos corações nos finais dos anos 70, principio dos anos 80 e que mais tarde ficou tristemente célebre por causa do seu amigo Calimero. Mas enfim...
A série Abelha Maia é uma adaptação do livro As aventuras da Abelha Maia de Waldemar Bonsels (1880-1952), publicado pela primeira vez em 1912. Na realização da série paraticiparam a Alemanha, a Áustria e o Japão. A série foi produzida em 1975, com realização de Hiroshi Saito, produção executiva de Koîchi Motohashi, desenhos de Susumu Shiraume, cenários de Nizô Takahash e música de Karel Svoboda. A série teve ainda a colaboração do cartonista americano Marty Murphy na criação das personagens. Foram produzidos 52 episódios. Nos anos 80 foi produzida uma segunda série.
A série estreou por cá em 1978 com dobragem em português, assim como a 2ª série que estreou no inicio dos anos 80.
Para a história fica o genérico da série cantado por Tozé Brito (cantor e compositor em voga na altura) juntamente com Fernanda de Souza (mais conhecida por Ágata, famosa cantora da musica popular ligeira que, mais tarde, se tornaria famosa com "Perfume de Mulher").




0 comentários:

Enviar um comentário