quarta-feira, 14 de março de 2012

Fungagá da Bicharada

Eu nasci em 1978 e desde o berço criei um elo muito forte com a música. Minha mãe dizia-me que bastava ligar o rádio e eu deixava-me embalar com os sons melódicos que saiam do aparelho, até adormecer.
A minha 1ª recordação musical é, sem dúvida o Fungagá da Bicharada. Convém regressar a 1976, ano em que estreou na RTP (único canal televisivo existente em Portugal) o programa com o mesmo nome da autoria de Júlio Isidro e José Barata Moura. Escusado será dizer que foi um programa infantil com muito sucesso, onde em cada programa era apresentado um animal e uma cantiga sobre o mesmo, sempre de uma forma divertida e educativa. O programa começou por ser apresentado pelo Júlio Isidro e por José Barata Moura. Mais tarte passaram pelo programa Ana Mayer, Cândida Branca Flôr, Tozé Brito, Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo, entre outros.
Apesar de alguma criticas, o programa teve de imediato a receptividade das crianças e até foi editada uma revista do programa pela editora Editus em Outubro de 1976. A publicação semanal terminou após 41 números. A revista infantil foi dirigida por Júlio Isidro e com produção de Carlos Graça. A administração e publicidade ficavam a cargo de Hugo Lourenço e de Artur Andrade. O arranjo gráfico era de Victor Mesquita, José Antunes, e Catherine Labey.
Entre os seus colaboradores literários contavam-se Maria Alberta Menéres, Maria João Duarte, António Torrado, Eduarda Chiote, José Jorge Letria, Júlio Isidro, Maria Isabel de Mendonça Soares, e Mário Castrim.
Foram lançados 3 LP's, sendo que o 1º disco ficou a cargo de José Barata Moura, o 2º contou com temas da autoria de Tozé Brito e Mike Sergeant (que formariam o grupo GEMINI) e com a participação de Cândida Branca Flor e o 3º disco foi gravado por Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo e contou com a participação de Júlio Isidro.
O programa terminou em 1977, mas o seu tema principal será sempre recordado por trintões como eu que cresceram ao som do mesmo.




0 comentários:

Enviar um comentário