sábado, 17 de março de 2012

A Flock of Seagulls - I Ran (1982)

Continuando a relembrar os temas mais famosos do alinhamento da colectânea Super Disco 83, vou debruçar-me sobre uma banda que representou no seu máximo esplendor todo o excesso da década de 80.
Com um nome bizarro e um visual muito avançado para a época, o “bando das gaivotas” só poderia arriscar a ser bem sucedido…mesmo que por muito pouco tempo.
A Flock of Seagulls foi um dos one-hit wonders mais infames da época do new age no inicio da década de 80. Acabadinha de sair do movimento New Romantic, esta banda era robótica demais e chegou tarde para ser considerada como nova romântica, mas o pop leve que produziu foi o suficiente para ser eternamente incluída neste movimento temporário. Para isso também serviu a MTV que, bebé ainda, beneficiou a banda com a passagem ininterrupta do vídeo do single I Ran no Verão de 1982. Contudo, o grupo não conseguiu capitalizar no sucesso repentino que obteve e desapareceu tão depressa como apareceu.
A banda era constituída pelo cabeleireiro Mike Score (voz e teclado), pelo seu irmão Ali (bateria), por outro cabeleireiro Frank Maudsley (baixo) e pelo guitarrista Paul Reynolds, formando-se em 1980. Lançou o primeiro álbum sob a alçada da Cocteau Records no inicio de 1981 sem alcançar sucesso algum. Contudo, o single Telecommunication tornou-se num sucesso restrito a clubes euro-disco e new wave. No final de 1981, a banda assinou um contrato com a Jive Records e o segundo álbum foi lançado na Primavera de 1982.


I Ran (So Far Away) foi lançado como o primeiro single do álbum e a MTV fez questão de pegar no vídeo atrativamente bizarro onde o corte ousado de Mike Score fazia a diferença. Nos EUA, o single chegou ao Top10 arrastando o álbum consigo. Na Inglaterra, o single não foi além do Top40 mas, no final do mesmo ano, outro single Wishing (I Had a Photograph of You) alcançou o Top10, tendo sido retirado do álbum Listen de 1983 que foi moderadamente bem sucedido. O mesmo single alcançou o Top40 nos EUA, depois de outro single Space Age Love Song ter chegado ao Top30.
No entanto, o sucesso da banda desapareceu com o lançamento do álbum de 1984 The Story of a Young Heart, que não produziu qualquer êxito.
A banda chegou ao seu término em 1986 depois do falhanço do álbum Dreams Come True. Mike Score juntou uma nova formação de A Flock of Seagulls em 1989, lançando o single Magic e fazendo tournés pelos EUA. Contudo a banda não teve qualquer impacto e a grande maioria dos membros saíram no final desse ano.
Mas para a história fica esta estupenda canção que mete num canto muitas parecidas ou vagamente parecidas que vão surgindo na nossa cena musical actualmente.

 

0 comentários:

Enviar um comentário