quarta-feira, 28 de março de 2012

Louise Tucker - Midnight Blue (1982)

Outro vinil que me recordo de tocar e ouvir da coleção dos meus pais... em 1982 uma cantora lírica inglesa de seu nome Louise Tucker surgiu na cena musical com um single que foi um imenso sucesso na Europa, vendendo milhões de cópias.
Portugal não fugiu a esse sucesso e este single foi dos mais ouvidos em 1982, sendo que a versão mais conhecida de Midnight Blue nem foi esta, mas sim de um grupo chamado The Dreamers.
Muita gente não tem conhecimento desse facto, mas de facto a versão do grupo The Dreamers foi a mais tocada e conhecida em Portugal. Até eu desconhecia esse facto porque eu cresci a ouvir a versão de Louise Tucker.
Existe pouca informação sobre o projecto The Dreamers. A única informação disponivel é sobre um tal O. Massenoti na composição do instrumental Messenger, que preenche o lado B do disco do referido projecto.





Midnight Blue foi a canção principal do album de estreia de Louise Tucker com o mesmo nome lançado em 1982, contando também com a participação vocal e produção de Charlie Skarbek.
Tucker conheceu o produtor Tim Smit e daí nasceu a gravação desta canção, que utilizou a melodia Sonata Pathétique de Ludwig Van Beethoven. Smit e Skarbek levaram esta gravação à filial holandesa da Ariola Records e o resto é história.
Esta canção fez sucesso por essa Europa fora, tendo chegado ao 3º lugar da tabela francesa onde permaneceu durante 31 semanas.
Também fez algum sucesso nas terras do Tio Sam chegando ao 46º lugar da tabela Billboard e ao 7º lugar no Canadá. No Reino Unido, só conseguiu um modesto 59º lugar em 1983.
De acordo com o produtor Tim Smit, o somatório das vendas deste single, mais o album com o mesmo nome, chegaram aos 7 milhões, o que quer dizer bastante do sucesso desta mistura bem conseguida entre pop e música sinfónica.
Deixo-vos com as duas versões da mesma canção e vejam as diferenças...parecem-me quase iguais!

 

  

0 comentários:

Enviar um comentário