quarta-feira, 14 de março de 2012

Verão Azul

Mais outra memória fantástica do meu passado...esta série espanhola que marcou muitos miudos e graudos foi das melhores séries passadas na RTP e que deixou saudades. Quem não se lembra do bando de miúdos que andavam sempre juntos e pedalavam pela estrada fora em busca de aventuras nas férias de Verão? Quem não se lembra do adorável Chanquete e do barco que servia de refúgio aos miudos? Quem não se lembra da sofrivel e meiga Júlia, amiga de todas as horas?
Verão Azul é uma série de ficção espanhola criada por Antonio Mercero. A série foi produzida pela TVE(Televisão Espanhola) entre 1979 e 1980, com guião escrito por Antonio Mercero, José Angel Rodero e Horacio Valcárcel. Foram produzidos 19 episódios realizados por Antonio Mercero.
A série tornou-se num ícone dos anos 80 nos países por onde passou e Portugal não foi excepção.
A série retrata as aventuras de um grupo de jovens adolescentes e crianças durante umas férias de verão em Nerja-Málaga, no sul de Espanha.
Durante a série são abordados diferentes temas, desde o despertar da sexualidade, ao amor, o valor da amizade, a ecologia, a morte, a chegada da adolescência, e acima de tudo, o confronto geracional entre pais e filhos.
A série estreou na RTP em 1983 na versão original com legendas em português e foi transmitida à posteriori no mitico Agora Escolha.
Há bem pouco tempo, foi transmitida na RTPMemória, onde tive a oportunidade de vibrar novamente com as aventuras do Javi, Pancho, Bia, Desi, Quique, Tito e o inesquecivel Piranã, o rapazito gordo que estava sempre com algo na mão para comer (acreditam que agora ele é um professor catedrático em Espanha?).



0 comentários:

Enviar um comentário