sábado, 31 de março de 2012

Olivia Newton John - Physical (1981)

Chego aquele que é, provavelmente, o maior clássico do alinhamento do LP Vinte Super Bombas de 1982. Digo o maior clássico porque é considerado por muitos especialistas de música como a grande canção da década de 80. E se eu disser que é cantada por uma senhora australiana conhecida pelo seu ar doce e romântico, vocês nem vão acreditar...
Pois é... a senhora em questão chama-se Olivia Newton John e a canção chama-se Physical. Acho que está tudo dito...
Muita gente recorda-se de Olivia Newton John por causa de um filmezinho chamado Grease (sim, um dos meus maiores guilty pleasures) onde ela fez par com um jovem John Travolta que acho que vocês também conhecem.
Mesmo antes de ela ter feito o musical Grease, ela já tinha uma carreira consolidada, quer nos EUA como no Reino Unido. Aliás, ela até chegou a representar este país no Eurofestival da Canção de 1974, onde perdeu para um grupo obscuro chamado...ABBA.
Antes de ser uma enorme estrela musical em 1981, Newton John já tinha coleccionado êxitos com I Honestly Love You, Have You Ever Been Mellow, Sam, Little More Love, etc. Depois do enorme sucesso de Grease em 1978, a cantora entrou noutro musical chamado Xanadu em 1980, que não teve nem metade do sucesso de Grease, mas cuja banda sonora foi um enorme sucesso. O single Magic foi um êxito nos EUA como no resto do mundo, mas ninguém estava preparado para a mudança radical da cantora no inicio dos anos 80.




A mudança radical ocorreu com o lançamento do LP Physical, onde saiu o single mais famoso da carreira desta cantora. E a mudança não se operou somente na melodia...operou-se também na imagem de marca de Newton John. Ela deixou de ser a mulher frágil e romântica para passar a ser uma autêntica bomba sexual. Physical é o exemplo perfeito dessa mudança...apesar do video ser cómico e a puxar ao exercicio fisico, a letra da canção é tudo menos soft...apela mesmo ao sexo, tendo sido banida de algumas rádios por causa do seu tom sexual muito evidente.
Contudo, esse pormenor não foi o suficiente para evitar que o single fosse um enorme sucesso, tendo nos EUA vendido qualquer coisa como 2 milhões de cópias. É muito, não é verdade?
Esteve 10 semanas na liderança do TOP100 da Billboard e penso que ganhou um grammy como "Melhor Video" quando esta categoria foi inaugurada em 1981.
No Reino Unido, o sucesso não foi tão esmagador mas mesmo assim conseguiu o 7º posto da tabela britânica.
Quem não se lembra do visual de Newton John no video? Esbelta num maiô justinho e umas caneleiras... no meio de gordinhos que estavam no ginásio a tentarem fazer exercicio, mas sem o conseguirem. Esta canção foi o hino do exercicio fisico no inicio dos anos 80, onde muitas mulheres adoptaram o visual da cantora e rumaram para o ginásio para perderem quilos ao som desta canção.
Que ricos tempos...onde uma canção com tons muito sexuais e sedutores empurrava as pessoas para o exercicio fisico e não para outras coisas...ehehehehe.



 

0 comentários:

Enviar um comentário